Aliança, Unidos e Oriental - Mobilidade Fluminense

Ir para o conteúdo

Menu principal:

 

Aliança, Unidos e Oriental

Muitas das linhas operadas pela Transportes Flores não são orignalmente delas. Podemos citar como exemplo a 473B, que liga Coelho da Rocha ao Centro da cidade, que era operada pela Paradisi. Mas e quanto as outras linhas operadas pela Flores, já que a mesma operava apenas duas linhas ligando São João a Caxias?

São João de Meriti era dividida pelas empresas Unidos e Aliança.

A Unidos ficava na Avenida Dr. Arruda Negreiros esq. com a Rua Major Augusto César, no bairro Eng. Belford. A origem da empresa era de algum serviço de lotações dos anos 50 ou 60, já que o nome da mesma era “Empresa Auto Lotação Unidos Ltda”.
Operou as seguintes linhas:
SÃO JOÃO x CASCADURA – ATUALMENTE EXTINTA.
714L V.TELES (Prefeitura) x CASCADURA – ATUALMENTE EXTINTA
SÃO MATEUS x CASCADURA – ATUAL 713L COSMORAMA X CASCADURA
ÉDEN x PQ. ARARUAMA – ATUALMENTE LINHA DA RIO D’OURO.

Em meados dos anos 70 começou a operar as linhas 715L JD. REDENTOR x CASCADURA e PQ. ARARUAMA x CASCADURA (Atual NOVO RIO x MADUREIRA). Em 1979, a Flores compra da Unidos o terreno de sua atual garagem, segundo consta no descritivo da história da empresa em seu site:
“…Em 1977, o filho mais velho, José Carlos Reis Lavouras, entra para a sociedade. Em junho de 1978, foi incorporada ao Grupo JAL a Transportes Planalto. Em 1979, foi a vez da Auto Lotação Unidos. Com elas, vieram, naturalmente, as linhas que operavam. No caso da Lotação Unidos, o interesse era mais no terreno onde ficava a garagem, pois ali José Lavouras construiria a nova sede da Flores e iniciaria a escalada para transformar a Flores numa das maiores empresas de transporte urbano do Estado do Rio de Janeiro.”

As linhas de São João, S. Mateus, Jd. Redentor e V.Teles vão para a Oriental .Como curiosidade: operou por pouco tempo a linha Jd. Redentor x Coelho Neto.

Transportes Aliança Ltda
A sede da Aliança ficava na Rua Nize, em Vila Norma. Na primeira metade dos anos 70, operava a 734L e a 736L. Inicialmente, elas saíam de Vila Norma para Cascadura (passando por Vila Tiradentes ou por Vila Rosali). A 736L, que passava por Vila Rosali passou a sair de Jardim Botãnico e passando pela Praça da Bandeira.

A empresa também chegou a operar duas linhas ligando Vila Norma ao Colégio e a Cascadura. Esta última passava por Barros Filho e rodou por pouco tempo e a primeira rodou por um bom tempo. As duas primeiras linhas da Aliança foram repassadas a Oriental no final dos anos 70.
CURIOSIDADE: operou por muito pouco tempo as linhas SÃO JOÃO X LOTE 15 e SÃO JOÃO X JD. REDENTOR, da empresa PLANALTO, antes dessas linhas serem compradas pela Transportes América (RJ. 208)

A Oriental, por sua vez, ficava na Avenida José Mariano Passos e no início dos anos 70 operava as linhas Pque. São Vicente x Méier, B. Roxo x Méier e B. Roxo x Cascadura. No final dos anos 70, ela compra as linhas das empresas Aliança e Unidos já citadas acima.

Em seguida compra as linhas Heliopolis x Bonsucesso e B. Roxo x Bonsucesso da empresa Riolisboa (RJ. 153). Operou ainda a parcial A. Porto x Irajá por algum tempo.
Na 1ª metade dos anos 80 é comprada pela Vera Cruz RJ.112. As linhas B. Roxo x Méier, B. Roxo x Cascadura e A. Porto x Irajá são extintas.
Na 2ª metade dos anos 80 a Vera Cruz é vendida para a Flores. Mas o setor Belford Roxo / Nova Iguaçu foi mantido e pouco depois a Vera Cruz foi vendida a Novacap, porém a 729L ficou com a Flores.

Comentários


 
Sem comentários
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal