Transportes Barra - Mobilidade Fluminense

Ir para o conteúdo

Menu principal:

 

Transportes Barra

A Transportes Barra é a cisão mais antiga da Redentor, iniciando suas operações em 1991. Conta-se que a divisão foi estimulada pela segunda eleição de Leonel Brizola para o governo estadual, reavivando o temor de uma nova encampação. Com mais empresas, o grupo seria menos afetado.

Seu layout era característico, e de certa forma associado ao visual da empresa-mãe: ao invés do surfista em meio às ondas, a Barra foi simbolizava pelo trio mar, guarda-sol e cadeira de praia. Até hoje a associação com a praia se mantém, pois o novo layout simula o rodamoinho provocado pela onda ao chegar à praia.

Quando foi fundada, a Barra funcionava ao lado da Redentor de onde saiu em 1994 para se instalar na garagem atual. No início de sua história, a Transportes Barra contava com 120 veículos, 845 funcionários e operava oito linhas, que antes eram operadas pela Redentor.

Mais tarde, outras duas linhas da Redentor - a 755 (Cascadura-Gávea) e a 734 (Rio das Pedras-Madureira) passaram para a Barra, que nesta época chegou a ter 174 ônibus e cerca de mil funcionários.

Em 1997, com a criação da Transportes Futuro, a mais nova empresa do Grupo Redentor, as linhas 755 e 734 foram transferidas da Barra para a Futuro e a frota da empresa precisou ser reduzida assim como o número de funcionários. A Barra saiu da Zona Sul com a criação da nova empresa. Fato curioso era a frota envelhecida para a época, seus Águia saíram apenas em 1996 e os Padron Rio duraram até 2005.
Em janeiro de 2016, a empresa passa a operar em plano de contigência diversas linhas da Viação Algarve, que encerrou as suas atividades.

A Transportes Barra assumiu as linhas que eram da Auto Viação Bangu, que também encerrou suas atividades. O Grupo Redentor abrigou as linhas da empresa, sua garagem e seus funcionários, menos os ônibus da Bangu; praticamente nenhum deles estava adequado aos padrões de trabalho do Grupo Redentor, que optou por adquirir e readequar frota.
A Barra se dedicaou exclusivamente à Zona Oeste, transferindo as linhas que possui na Transcarioca para as demais empresas do Grupo Redentor – Redentor e Futuro. Nem isso pareceu o bastante para completar o número de ônibus suficientes para suprir o que a Bangu tinha.

Com isso, enquanto a Redentor adquire novos ônibus, os que ela for dando baixa são remanejados caso haja necessidade. Ainda assim, foi necessária a aquisição das unidades seminovas da Santo Antônio. Cabe lembrar que a Redentor trabalha com Marcopolo; as três empresas do grupo possuem unidades do Marcopolo Torino.

Apesar dos ônibus não possuírem ar condicionado – elemento obrigatório nos ônibus que forem sendo incluídos no sistema carioca -, foi compreendida a situação emergencial da aquisição, tendo esta sido liberada. Porém, os ônibus devem ficar o tempo suficiente até que a Barra adquira novos ônibus climatizados para as linhas que até então eram da Bangu.

Com a falência das empresas da Zona Oeste, fenômeno esse que ficou frequente em menos de um ano, a Transportes Barra assumiu a maioria das linhas das empresas que encerraram atividades, e transferindo outras para as demais empresas do Grupo Redentor, que se consolida como a segunda força do transporte carioca, alcançando o Grupo Guanabara.

Linhas operadas

338 - Taquara x Candelária BRS5 via Linha Amarela
341 - Taquara x Candelária BRS5 via Serra
379 - Cariti x Tiradentes BRS5
383 - Tiradentes x Realengo BRS5 (Via UERJ / Maracanã)
389 - Vila Aliança x Candelária BRS5
391 - Tiradentes x Padre Miguel BRS5 (Via UERJ / Vila Militar)
394 - Tiradentes x Vila Kenndey BRS5
395 - Coqueiros x Tiradentes BRS5
731 - Campo Grande x Mal.Hermes
737 - Santíssimo x Mal.Hermes
741 - Barata x Bangu
743 - Barata x Bangu
744 - Realengo x Cascadura
745 - Cascadura x Bangu
746 - Cascadura x Jabour
752 - Conj.Palmares x Coelho Neto
755 - Coelho Neto x Realengo
756 - Santa Cruz x Coelho Neto
777 - Madureira x Padre Miguel
784 - Mal.Hermes x Vila Kennedy
794 - Cascadura x Bangu
801 - Bangu x Taquara (Via Barata)
803 - Senador Camará x Cidade de Deus via Sulacap
811 - Bangu x Presidio > Operada pela Transportes Futuro <
812 - Bangu x Carobinha > Operada pela Transportes Futuro <
878 - Barra da Tijuca x Tanque (Via Engenheiro Souza Filho)
926 - Senador Camará x Penha (Via Rocha Miranda / Metrô de Irajá)
936 - Fundão x Campo Grande
SV394 - Tiradentes x Vila Kenndey BRS5
SV777 - Madureira x Padre Miguel (Via rua do Governo
SV790 - Cascadura x Campo Grande (Via Vila Aliança)
SV878 - Barra da Tijuca x Tanque (Via Estrada de Jacarepaguá)
SP341 - Freguesia x Candelária
SP801 - Shopping Bangu x Terminal Sulacap
SP803 - Senador Camará x Terminal Sulacap

Desativadas:


364 - Jardim Bangu x Tiradentes
365 - Mendanha x Tiradentes
367 - Realengo x Candelária
725 - Cascadura x Ricardo (Via Metrô Coelho Neto / Mercadão de Madureira)
739 - Sulacap x Bangu
742 - Padre Miguel x Cascadura (Via Metrô Coelho Neto/ Shopping Madureira)
751 - Jardim Novo x Cascadura
767 - Campo Grande x Guadalupe
826 - Campo Grande x Carobinha
933 - Fundão x Coqueiros

A empresa também opera diversas linhas de BRT

Comentários


 
Sem comentários
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal