Transportes Mosa - Mobilidade Fluminense

Ir para o conteúdo

Menu principal:

 

Transportes Mosa

A Transportes Mosa foi fundada em 21 de janeiro de 1950 tendo sua garagem no bairro do Jacaré, na Zona Norte do Rio. Inicialmente operava duas linhas internas do Centro com a frota composta de Chevrolet’s Trafego.
1 Mauá x Aeroporto
10 Fátima x Central (atual 010, operada pela Transurb)
Aproveitando o trajeto de saída e volta pra garagem, fazia o trajeto de linha Jacaré x Monroe.

Na década de 1960 aumentando a sua área de atuação, começou a operar a linha 939 Penha x Quintino, mais tarde transformada em 676 na Zona Norte e na Zona Sul as linhas 154 e 157, ambas Estrada de Ferro x Gávea. Mais tarde, após um trágico sequestro com vítimas, a linha 154 recebeu o número 158 já com a Transportes Amigos Unidos.

Outras linhas que entraram para a sua operação foram as linhas:
909 Cordovil x IAPETEC
942 Penha x Pavuna
920 Bonsucesso x Pavuna
333 Tiradentes x Cordovil
334 Tiradentes x Cordovil
A linha 333 foi operada por pouco tempo. Por ter o seu trajeto identico ao da 334, a linha foi convertida em serviço de caráter especial, sendo operada apenas pela manhã e retornando à tarde. Após a extinção da empresa, a linha também deixou de existir.

Na década de 1980, a Mosa adquiriu novas linhas no subúrbio da zona norte.
346 Praça XV x Vila Kosmos
919 Rocha Miranda x Bonsucesso (Vila do João)
Com a falência da Viação Elite em 1981, a Mosa passou a operar a 107 Central x Urca.

Nos anos 90, a sua garagem já não era mais no Jacaré e sim em Colégio, também na zona norte. O terreno da Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, 8745 hoje sedia a empresa KOLETA Ambiental, do segmento de coleta de resíduos.
Nessa década, muitos problemas surgiram e a empresa enfrentou grandes dificuldades. Nesse período, ela fazia parte do Grupo TAU, onde entrou em crise a partir de 1998 devido a dívidas da Viação Santa Sofia e da Faça Turismo, que também faziam parte desse grupo de empresas.

Em 1999 a empresa realiza uma cisão parcial, criando então a empresa Erig Transporte. Com a criação da nova empresa, a Mosa transfere as linhas para a Erig as linhas:

335 Cordovil x Tiradentes Via Brás de Pina
335 Cordovil x Tiradentes Via Porcão
334 Cordovil x Tiradentes Via Praça das Nações
909 Cordovil x Bonsucesso Via Parque União

As linhas 333, 334, 335 e 909 pertencia antigamente a Transportes Vila Isabel, e devido a manutenção dos veículos e a distância da sua sede até Cordovil elas foram repassadas para a Mosa. Anos depois, a linha 909 foi descontinuada devido à concorrência com as Vans.

919A Rocha Miranda x Bonsucesso Via Parque União
919B Pavuna x Bonsucesso Via Parque União
920 Pavuna x Bonsucesso Via Faz Botafogo
942 Pavuna x Penha Via Guirareia
Com a operação da ERIG, a linha 919 teve diversas vezes o seu trajeto modificado:
A 919A não apresentava bons lucros, com isso foi criado uma linha Rocha Miranda x Colégio, permitindo que os clientes integrassem com a linha 919B, assim as 919A e B não sobrepõem o trajeto, economizando também combustível. Ainda nas metamorfoses da linha, a empresa teve por duas vezes o seu trajeto encurtado: A primeira foi para evitar prejuízos financeiros no Parque União. A empresa vinha sofrendo ameaças de traficantes da região que disseram que se a empresa não retirasse as câmeras de seus ônibus eles iriam incendiá-los. Em defesa, a linha foi reduzida até Shopping Carioca, e posteriormente ao Largo do Bicão.

Por motivos operacionais, outras linhas deixam de ser operadas pela Mosa:
340 Castelo x Vila da Penha - passou a ser operada pela Ocidental
345 Praça XV x Vila Kosmos via Parada de Lucas - passou a ser operada pela Ocidental
346 Praça XV x Vila Kosmos - passou a ser operada pela Ocidental
157 Central x Leblon via Lagoa - passou a ser operada pela Viação Vila Isabel
107 Central x Urca - passou a ser operada pela Transportes Amigos unidos
158 Central x Gávea- passou a ser operada pela Transportes Amigos Unidos
As linhas 340 e 346, após o encerramento foram exploradas pela Ocidental que devido a dificuldades financeiras, transferiu para a Erig.

O novo milênio chegou, mas os problemas dos anos anteriores se manteiam e com a frota já decadente e inúmeras dívidas trabalhistas, a empresa de 50 anos de idade já não conseguia manter a qualidade e prestação dos serviços à população e no dia 1 de abril 2002 foi decretada a intervenção municipal sob processo 03/102050/2002 da SMTU, impedindo a Mosa de operar as suas linhas. No ano seguinte, após vários recursos negados e sem como se manter, a empresa decreta sua falência em 15 de maio de 2003.

Em seu tempo áureo, a Transportes Mosa possuía uma vasta área de operação no Centro, Zona Sul e nos subúrbios da zona norte.
A empresa em seus 52 anos operou as linhas:

Praça Mauá x Praça 15
Engenho Novo x Mauá
Jacaré x Mauá

01 Praça Mauá x Aeroporto via Monroe
02 Praça Mauá x Aeroporto Via Praça 15
03 Estrada de Ferro x Castelo
04 Estrada de Ferro x Praça XV
05 Estrada de Ferro x Lapa
06 Hospital dos Servidores x Lapa
10 Mauá x Fatima

107 Estrada de Ferro x Urca
157 Estrada de Ferro x Leblon via Lagoa
158 Estrada de Ferro x Leblon via Jóquei
164 Castelo x Leblon via Jóquei
176 Estrada de Ferro x Gávea
176 Central x São Conrado via Joquei
177 Praça Mauá x São Conrado via Aterro

333 Brás de Pina x Castelo via Avenida Brasil
334 Cordovil x Tiradentes Via Praça das Nações
335 Cordovil x Tiradentes Via Brás de Pina
335 Cordovil x Tiradentes Via Porcão
336 Cordovil x Praça XV via Cais do Porto
340 Castelo x Vila da Penha via Cais do Porto
345 Praça 15 x Vila Kosmos Via Lucas
346 Praça 15 x Vila Kosmos via Avenida Brasil

456 Méier x Copacabana via Túnel Santa Barbara
608 Estácio x Vila Kosmos via São Cristóvão
668 Pavuna X Méier
669 Pavuna X Méier

909 Cordovil x IAPETEC
909 Cordovil x Bonsucesso Via Parque União
919 Rocha Miranda x Bonsucesso Via Parque União
919B Pavuna x Bonsucesso Via Parque União
930 I.A.P.I da Penha x Mercado São Sebastião
930 I.A.P.I da Penha x Mercado São Sebastião
939 Penha x Quintino
942 Penha x Quintino
942 Penha x Pavuna


Fonte:
Mais Ônibus
RVDETC
Ônibus Elite
Cia de Ônibus
SMTU

Fotos:
Cia de Ônibus

Comentários


 
Sem comentários
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal