Viação Novacap - Mobilidade Fluminense

Ir para o conteúdo

Menu principal:

 

Viação Novacap

A empresa foi fundada em maio de 1961, ainda com o nome de Estrela da Prata. Sua primeira linha foi operada com lotações: é a S7 (Bonsucesso x Sulacap), que foi transformada na 916. A linha perdeu espaço para a 917, mais regular e com melhores ônibus, até acabar em 1996 e voltar modificada como a 917 Marina. Seu nome atual faz referência a Brasília (a Nova Capital), sendo usado também pela empresa responsável pela construção da nova capital.
Iicialmente com 40 ônibus e 180 funcionários. Em 1981, foi adquirida pelo atual grupo de sócios, que iniciou um trabalho de ampliação e modernização. Foram adquiridos mais ônibus e a empresa foi informatizada, estabelecendo-se uma melhor interação entre os funcionários, fornecedores e público.

Visando o progresso e desenvolvimento, a empresa criou o Telecurso primeiro e segundo graus, um programa que dava a oportunidade a todos os funcionários que quisessem complementar seus estudos, além de criar o Departamento de Recursos Humanos. Também se instituiu a distribuição de cesta básica, vale farmácia, vale transporte e vale uniforme, além da construção de um restaurante próprio.

Em 1990 ocorreu a aquisição de mais ônibus, aumentando a frota para 70 ônibus. Em 2005 foi implantado um sistema computacional em rede em toda a empresa, o qual proporcionou a geração de novos relatórios de gerenciamento, uma maior unificação dos setores, além de fornecer respostas em tempo real para qualquer tipo de controle setorial ou qualquer estudo de produção, como por exemplo, entrada e saída de peças do estoque, ou receita diária por carro ou por linha.

Atualmente, incentiva-se a melhoria dos serviços e aumento da produtividade, distribuindo-se prêmios internamente aos melhores funcionários. Durante as viagens, ocorre também a distribuição de brindes aos passageiros, como forma de promover o marketing da empresa. Hoje, a empresa possui 145 ônibus e 784 funcionários, além de novas tecnologias em todas as áreas.

A Viação Novacap S /A, localizada na Estrada Intendente Magalhães 1154, em Bento Ribeiro, Zona Oeste do Rio de Janeiro  possui uma frota de ônibus bastante significativa, totalizando 145 ônibus de diferentes tipos de chassis e carrocerias, fornecendo transporte a milhares de passageiros diariamente através de 4 linhas municipais regulares e uma variante.

A Novacap tem hoje uma das frotas mais novas do município do Rio de Janeiro com idade média de 2,2 anos. A frota é formada 100% de ônibus com chassi Mercedes-Benz e motor eletrônico, o que confere qualidade e conforto aos nossos clientes.

Sua área de operação é interessante e consolidada: boa parte de suas linhas usa a Avenida Suburbana, mas para ir a lugares completamente diferentes. A 371 vai para a Praça Seca passando pelo Campinho, enquanto a 624 se destina a Mariópolis via Valqueire, Deodoro e Ricardo. Por fim, a 917 vai para Realengo passando por Bento Ribeiro e Sulacap.

A quarta linha da empresa é a 723, Cascadura x Mariópolis. Inicialmente Cascadura x Guadalupe, neste ponto reside a diferença entre ela e a 624: enquanto esta é direta pela Mal. Alencastro, a 723 passeia pela Av. Brasil, indo até Barros Filho. Houve por um tempo a 723 Praça da Bandeira, em realidade a variante desativada 624 Barros Filho.

Seu tradicionalismo aparece justamente nas linhas. Alguns serviços foram criados nesses anos (668 - Praça Seca x Del Castilho, 720 - Deodoro x Mariópolis), mas eram extintos e o quadro de rotas se mantinha o mesmo.

Duas linhas interessantes foram a 795B, que colocou a Novacap na Pavuna, e a SE007, uma versão rodoviária da 284.

A frota segue o padrão tradicional e sem grandes rompantes, com Marcopolo, Caio e Ciferal, até 1998. Exceção foi o período entre 1998 e 2001: a empresa adquire ônibus automáticos, com vista eletrônica e piso taraflex. Alguns vieram com ar-condicionado (os Torino L113 da 624) e outros são rodoviários (os Senior 98 da SE007). Por fim, ela foi uma das primeiras empresas a adquirir o Mega II e o Apache S21, nos primeiros meses de 2000.


Após fechamento da empresa Translitorânea, a Novacap operou em pool as linhas 308 e 315.

Linhas operadas

265 -Castelo x Mal.Hermes BRS 4 via Norte Shopping
SP265 - São Cristovão x Mal.Hermes via Norte Shopping
371 - Praça Tiradentes x Praça Seca BRS 5 via Norte Shopping
SP371 - Candelária x Praça Seca BRS5 via Norte Shopping
624 - Praça da Bandeira x Mariopólis via Norte Shopping
723 - Mariopólis x Cascadura via Deodoro
917 - Bonsucesso x Realengo via Norte Shopping
SV917 - Bonsucesso x Realengo via Marina

Linhas já operadas

308 - Central x Barra da Tijuca BRS 3
315 - Central x Recreio BRS 5
916 - Bonsucesso x Sulacap via Av.Sububrana/Madureira
720 - Deodoro x Mariopolis
795B - Capelinha x Pavuna via Mariópolis
796 - Cascadura x Sulacap
SE007 Tiradentes x Praça Seca via Quinta Boa Vista

Comentários


 
Sem comentários
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal