Vila Real - Mobilidade Fluminense

Ir para o conteúdo

Menu principal:

 

Viação Vila Real

A empresa foi fundada em 1994, com ex-linhas da Auto Diesel. A tradicional empresa, apesar de grande e com linhas muito importantes, tinha foco de operação bastante disperso e passava por algumas dificuldades de manutenção de frota. Conta-se que a empresa foi um pagamento de dívidas para o grupo Jacob Barata, que acabou assumindo as seguintes linhas:

301 - Praça XV x Deodoro (expresso)
362 - Praça XV x Honório Gurgel
371 - Guadalupe/ Mal. Hermes x Praça XV (via Bento Ribeiro)
378 - Castelo x Mal. Hermes (via Deodoro)
669 - Méier x Pavuna
773 - Pavuna x Cascadura (via Guadalupe)
778 - Pavuna x Cascadura (via Estr. de Botafogo)
908 - Bonsucesso x Guadalupe
941 - Pavuna x Caminho do Padre.

Todas as áreas "soltas" em que a Auto Diesel operava (Coelho Neto, Mal. Hermes, Valqueire, Rocha Miranda, Cascadura/Madureira etc) foram para a nova empresa. A Auto Diesel permaneceu com o domínio de Anchieta, Guadalupe e Pavuna para o Centro, além das linhas da Leopoldina. A 274 (Ma. Graça x Castelo) também foi no pacote e ficou na Braso Lisboa.

Além das linhas regulares, havia ainda as rodoviárias:

1045 - Castelo x Cascadura/ Valqueire
1094 - Castelo x Valqueire
1095 - Castelo x Pavuna

Em 1996 a Normandy assume 1045, 1094 e 1095. Com o tempo houve modificações nas linhas da empresa: a 371 acabou e seu itinerário foi coberto pela 378, que deixou de passar em Deodoro. Por sua vez, a 941 virou 727 (Pavuna x Javatá), dividida com a Pavunense até os dias de hoje.

A Vila Real inovou em vários pontos da sua história, como o uso de micro-ônibus com TV e som ambiente em serviços parciais (908 Bonsucesso x Inhaúma). Entretanto, dois problemas atrapalharam e atrapalham a empresa. O primeiro é a concorrência com kombis e vans, que se intensificou no fim dos anos 90. O alternativo se concentra nas linhas auxiliares suburbanas, reduto da VR. Outras empresas do grupo, como a Estrela e a Bangu - esta vendida em 2008 - enfrentaram a mesma concorrência, encontrando outras formas de reduzi-la.

A Vila Real optou pelo caminho que outras firmas - como a Redentor - trilharam com sucesso: o aumento de frota (de 162 para 230 ônibus) e a consequente redução de intervalos. Embora o uso de ônibus sem cobrador seja intenso, linhas como 908 se tornaram mais frequentes e atrativas ao passageiro. Tal medida, embora interessante, precisa ser acompanhada de perto para adequar a operação ao aumento da demanda.

A Vila Real, em 22 anos, teve 5 layouts:
O de transição, com as cores da Auto Diesel e as rodas verdes;
O branco com as bandeiras (até 2002);
O esverdeado (2002 - 2008);
O azulado (2008 - 2010)
O padronizado Internorte

A 362 faz o trajeto Honório Gurgel x Praça XV, passando por bairros como Rocha Miranda, Coelho Neto e os cortados pela Av. Brasil. Atende também ao público da Lapa, Castelo, Bairro de Fátima e Aeroporto.

Já a 378 é Castelo x Mal. Hermes, que atende aos bairros de Marechal e Guadalupe, entre outros. Seu atual itinerário lembra a antiga 371, Mal. Hermes x Praça XV.

A famosa 669 liga o Méier à Pavuna seguindo a linha do trem. Diferentemente das linhas da Pavunense, que têm como trajeto básico a Av. Automóvel Clube, a 669 passa por bairros como Mal. Hermes, Guadalupe, Barros Filho e Anchieta.

A Pavunense divide com a Vila Real a operação da 727, Pavuna x Javatá. A linha passa pela Estrada Rio do Pau e atende ao Village Pavuna. A tarifa é promocional, com o intuito de afastar o alternativo.

Há duas linhas que ligam Cascadura x Pavuna:
A 773, que segue por Mal. Hermes e passa por Guadalupe, Barros Filho e a linha férrea em Costa Barros;
A 778, que segue pelo Mercadão de Madureira, Rocha Miranda, Barros Filho, Costa Barros e Av. Automóvel Clube. Nos tempos de Auto Diesel havia a 776, que foi preterida em favor da 669.

Por fim, a 908 é Bonsucesso x Guadalupe e tem merecido as atenções da empresa. Faz um itinerário único, passando por Ramos, Inhaúma, Cavalcante e atravessando a linha férrea para Cascadura. A 908 teve muitas mudanças de trajeto durante sua vida, com direito a uma parcial nos anos 90 (Bonsucesso x Inhaúma).
Após a padronização imposta pelo poder público municipal em 2010, deixou suas cores originais e passou a adotar a pintura do Consórcio Internorte.


Linhas operadas atualmente pela Vila Real

300 - Sulacap x Candelária
SN300 - Sulacap x Candelária
SR300 - Sulacap x Candelária
362 - Honório Gurgel X Castelo (Circular)
SN362 - Honório Gurgel X Castelo (Circular)
SPA362 - Bairro União X Castelo (Circular)
SPB362 - Coelho Neto X Castelo (Circular)
SPC362 - Vil Santa Tereza X Castelo (Circular)
SR362 - Honório Gurgel X Castelo - Rápido (Circular)
378 - Marechal Hermes X Castelo (Circular)
SP 378 - Guadalupe X Castelo (Circular)
SR378 - Marechal Hermes X Castelo - Rápido (Circular)
669 - Pavuna X Meier
SN669 - Pavuna X Meier
SV669 - Pavuna X Meier (Via Camboatá)
SV669 - Pavuna x Cascadura
773 - Cascadura X Pavuna (Via Camboatá)
778 - Cascadura X Pavuna (Via Estrada de Botafogo)
SN 778 - Cascadura X Pavuna (Via Estrada de Botafogo)
SV778 - Pavuna x Madureira Shopping (Via Estrada de Botafogo)
908 - Bonsucesso X Guadalupe (Via Metrô Inhaúma)
SV908 - Bonsucesso X Guadalupe

Comentários

2 comentários

 
Isac Gomes
2019-03-29 07:23:25
a Vila Real tbm tem tudo pra assumir algumas linhas da ex-Auto Diesel, como a 384(Pavuna-Castelo), 386(Anchieta-Passeio) que depois do fim da AD viraram raridade, outras linhas que tem a da VR são a 265(Praça XV-Marechal Hermes, antiga 261) e a 725(Ricardo de Albuquerque-Cascadura, via Mercadão) a primeira pode permanecer em pool com outras como a Caprichosa, Novacap, Estrela, etc.; quanto a 725 sempre achei a extinta Viação Bangu dispersa pra essa linha que tem a cara da Vila Real ou Pavunense(poderia até ser operada em pool entre as duas) pois ela tem um itinerário único, viável de se criar variantes por exemplo de Cascadura até Coelho Neto, integração com o Metrô pra Ricardo/Anchieta, uma variante da 725 de Ricardo pra Cascadura direto pela estr. João Paulo, etc. Essa linha só não vale cair pra Novacap pq ela vai preferir investir na 624 e na 723, a 725 tá mais pra VR ou Pavunense(ou as duas juntas)
CARLOS HENRIQUE
2018-11-01 18:37:02
BOA TARDE!
ESSA MUDANÇA DE COR DE DA FROTA MODIFICOU MUITO,
DEVERIA VOLTAR COMO ERA ANTES BRANCO COM AS BANDEIRAS ESSA COR ATUALIZADO PERDI O SENTIDO DA EMPRESA.( Não tem nada ver )
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal